terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Apresentação da Mostra pedagógica do Pólo Marabaixo 2


 A Associação Educacional e Cultural Essencia realizou no dia 16 de Dezembro mais uma mostra pedagógica no Bairro Marabaixo na Igreja Salmos, os alunos tocaram flauta doce junto com os monitores do Projeto Sistema de Bandas e Orquestras do Estado do Amapá, onde foi fundido mais um pólo para o desenvolvimento musical naquele local.
Além das crianças e jovens, os pais também se sentiram atraídos por esse projeto e estão participando, aprendendo e ajudando na educação dos seus filhos.
O pólo Marabaixo já está com uma grande quantidade de alunos, todos com um desempenho sensacional, que se esforçam e mostram que querem aprender sempre mais.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

VOTEM, O AMAPÁ MERECE APARECER COMO NOTÍCIA BOA NESTE NOSSO BRASIL

A Associação Educacional e Cultural Essência -AECE realiza o projeto Orquestra Quilombola do Curiaú, com o patrocínio da empresa de telefonia Oi e apoio da fundação Oi Futuro e do Governo do Estado do Amapá,através da Secretaria de Juventude (SEJUV) que está selecionado como um dos melhores projetos sociais do nosso Estado e do Brasil pela Central Unica das Favelas (CUFA), neste sentido solicitamos seu apoio votando neste projeto amapaense!!! Nos ajude !!!!!
ACESSE O SITE E VOTE http://www.premioanu.com.br/projeto_voto.php?est=AP


terça-feira, 27 de novembro de 2012

FAÇA A SUA DOAÇÃO

O Projeto AECE está crescendo cada vez mais, e quanto mais crianças e jovens do nosso Estado estiver nesse caminho musical melhor para a formação dele, pois a música trás resultados que se destacam no aprimoramento de outras áreas, emocional, cognitivo e inclusive no aprendizado escolar.
Por meio do contato com a música a criança aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo um diálogo mais harmonioso, o que contribui para relação interpessoal e o convívio em sociedade, promovendo ainda o desenvolvimento do senso de colaboração e respeito mútuo, já que ela  proporciona  mais segurança emocional e confiança porque, ao praticá-la, as crianças conseguem liberar suas angústias.
Em razão disto pedimos a sua participação nesse projeto fazendo a doação de um violino aos nossos alunos, o instrumento doado poderá ser de um grande músico.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Semana do Músico

AECE parabeniza todos os músicos, inclusive aqueles que estão conosco nesta jornada, aos nossos alunos que a cada dia nos dar mais força pra continuar, pra nos dedicar, nunca desistir dos nossos sonhos, e o nossoo sonho é formar, é mostrar a cada um o que a música faz, o que ela traz, nos permitindo a aprender a nos aperfeiçoar e a crescer cada vez mais.
Pois a música não é apenas composta de dom e sim de dedicação e esforço.
E não há algo mais reconfortante que produzir com perfeição aquele som, que foi fruto de tanto esforço. Não há como explicar o que sentimos ao fazer parte da canção e ver a mudança acontecer na vida daqueles que estão todo dia se esforçando para aprender muito mais sobre a música.
Parabenizamos também o nosso Maestro Elias Sampaio, aos nossos colaboradores, monitores, e todos aqueles que participam da Orquestra Quilombola do Curiaú, do Polo Anchieta e de todos os outros que estão nessa caminhada da cidadania.

“A música nos rodeia,
A música nos envolve,
Nos acrescenta.
A música somos nós,
É a nossa voz em melodia,
É o que sentimos,
É o que somos.
É intrínseco a nós.
Não fazemos música apenas porque amamos,
Fazemos porque não conseguimos não produzi-la.
Sem a música não somos nós, não existimos.”

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Acão Social no Bairro Loteamento Amazonas

Domingo, dia 11 de Novembro, ocorreu mais uma ação social da AECE no bairro Loteamento Amazonas. Os monitores, colaboradores e a Presidente Heloísa Batista percorreram pelas ruas do bairro realizando uma pesquisa de campo com os moradores para conhecer as reais necessidades que a comunidade tem, com o intuito de elaborar projetos que atinjam a maior necessidade desta sociedade, complementando na educação e na cultura das crianças e jovens dessa região.
 
Esta pesquisa deixou evidente que a ausência de oportunidade, ausência de infraestrutura e grande carência educacional são as forças geradoras do problema. E este problema é a ociosidade dos jovens, que os torna violentos e os propicia a uma vida ilícita.
A taxa de natalidade da comunidade é elevada, tendo em vista que a população é basicamente composta de crianças e jovens (1 a 29 anos), com porcentagem menor de adultos e idosos. Isso torna a população carente, pois grande parte das pessoas não podem ter um emprego fixo. E não são capazes de gerar renda.
 Mas este de longe é o maior problema, a educação precária de certo é o que mais afeta, pois a comunidade possui apenas uma escola e esta não é capaz de atender as necessidades da comunidade, o ensino é apenas até a 4ª série (grande parte da população estudou até o fundamental I), e devido a distância e a dificuldade de transporte para o centro e a carência da comunidade muitas crianças ficam pelas ruas, desprezadas nas casas enquanto esperam seus pais voltarem do lixão, ou trabalham lá com seus pais.
A maioria das crianças nascem e crescem sem expectativa de mudança de renovação. E a Associação vem com intuito de ocupar este tempo ocioso com cultura e educação, ajudar na formação de caráter para que possa reduzir o índice de violência da comunidade e criar uma perspectiva de futuro, de melhora e superação.


 
Com isso, estaremos implantando mais um polo que terá inscrições abertas ainda hoje Quarta-feira, 14 de novembro, no Centro Cultural da POLITEC, no Bairro Amazonas, às 15 horas. Quem estiver interessado em participar dos cursos, teremos musicalização infantil e canto coral jovem e adulto.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Orquestrando a vida dos jovens

Ontem começaram as aulas para os alunos que foram inscritos no pólo da Escola Anchieta, Santa Rita. Com muita dinâmica e entretenimento entre eles, vimos a disposição e interesse em aprender.

              A música incentiva crianças e jovens a dar asas à imaginação
 
                                                     
                                        Educação para uma vida criativa
A educação e a cultura é importante para vida das crianças, pois desperta um lado criativo e emocional no qual ajuda para um desenvolvimento adequado em meio social, e para que se tornem adultos mais saudáveis e felizes, as crianças precisam de liberdade para estimular a criatividade. E estamos dando oportunidade para isso.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

AECE RECEBENDO APOIO

Ontem em reunião com Diretor da Politec Ilustríssimo Senhor Odair junto com a Deputada Cristina Almeida, celebramos parceria para a implantação do pólo do Projeto Sistema de Bandas e Orquestras do Amapá, no Loteamento Amazonas, com objetivo de atendermos além da educação musical, as demandas daquela comunidade, como por exemplo: judô, cinema, reforço escolar, dentre tantas outras.


Essa é a nossa nova conquista, mais um pólo, que é localizado no Loteamento Amazonas em parceria com POLITEC e intermediado pela nossa Deputada Cristina Almeida.


“A experiência musical em si é fundamental para a formação geral dos alunos, além disso, ajuda na socialização, na convivência em grupo e na aceitação das diferenças”

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A MÚSICA CONTRIBUI COM A FORMAÇÃO E APREDIZADO DOS ALUNOS

Com muita vontade e perseverança o “Sistema de Bandas e Orquestras do Estado do Amapá – Escola Livre de Música”, da Associação Educacional e Cultural Essência (Aece) está dando o seu melhor pra ensinar as crianças e adolescentes de várias comunidades do Estado, mostrando que o que temos de forte é a nossa cultura, é a nossa raça, e para igualar essa nossa sociedade aos demais apostamos na música, na sinfonia, na mistura de cores, na mistrura de sons.
Pois a nosso Estado precisa ser reconhecido de formas positivas, e estamos aqui para isso, para melhorar cada criança e jovem nessa caminhada, trazendo mudança e não deixar que a esperança de cada um deles acabe. Queremos benefícia-los de grandes valores, e também queremos realizar pelo menos um pouco do sonho de cada um desses jovens.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

LANÇAMENTO OFICIAL DA 1ª ORQUESTRA QUILOMBOLA DO CURIAÚ

AECE - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL ESSÊNCIA apresenta a 1a Orquestra Quilombola do Curiaú.

Com muita dedicação e vontade de cada jovem, eles terão a oportunidade de mostrar o seu potencial e a sua essência através da música. Vamos todos prestigiar esse momento único e especial dos alunos dessa comunidade forte e cultural, valorizando e acreditando na criatividade musical de cada um...

terça-feira, 23 de outubro de 2012

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO E CULTURA



A Associação Educacional e Cultural Essência - AECE é uma organização não governamental sem fins lucrativos sediada em Macapá há mais de seis anos, tem por objetivo maior, a inclusão social de crianças e adolescentes e, principalmente em situação de risco social.
Criada com o obtivo de desenvolver ações educacionais e culturais resgatando vidas e tirando crianças, adolescentes e jovens das ruas, da marginalidade e prostituição. A AECE está voltada para pesquisas e ações sociais no âmbito do resgate de menores em risco social, tendo como seu instrumento maior, o ensino da música.

O ensino da música como forma de inclusão social de crianças e adolescentes vem sendo o maior objetivo a ser alcançado pela AECE. Contudo, desde a realização do festival verificou-se a grande demanda de crianças e adolescentes que almejam por obter mais conhecimento no âmbito musical.
Desta forma, a AECE tem a visão de inclusão social de crianças e adolescentes através de projetos sociais voltados para educação e cultura, contribuindo com fazer o bem cultural que é difundir novos horizontes culturais e profissionais dentro do Estado do Amapá despertando jovens para outras atividades relevantes.