sábado, 23 de março de 2013

Redação do alunos de 1ª a 4ª série do Pólo do Curiaú

Atividade para alunos de 1ª a 4ª Série que participam da Musicalização infantil com a professora Elisangela Campos na Escola José Bonifácio, no pólo do Curiaú. E a redação seguinte era falar sobre o projeto alí dentro da escola.
Foto: Atividade da Aluna Joysse Millena
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
Pintura da Aluna Joysse
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Weigel (1988) e Barreto (2000) afirmam que atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo.

sexta-feira, 22 de março de 2013

INSCRIÇÕES NO PÓLO DA ESCOLA JOSÉ DE ANCHIETA

As inscrições para novos integrantes da musicalização através da flauta doce e canto coral, iniciarão amanha dia 23 de março, assim decorrendo em todos os sábados até o final do mês de abril, no horário de 15 horas no pólo da Escola josé de Anchieta.
Podem se inscrever crianças a partir de 8 anos de idade e jovens que queiram ingressar no ensino da música.
No ato da matrícula, é necessário apresentar cópia da identidade, foto 3×4, comprovante de residência e declaração escolar.
Foto: Reunião pedagógica com os pais dos alunos

Foto: monitores mostrando um pouco do ensino da música.



quarta-feira, 20 de março de 2013

COMO COMPORTAR-SE NUM CONCERTO DE MÚSICA ERUDITA

Os diversos estilos de música têm os seus próprios rituais. Plateias de jazz aplaudem os músicos após cada improviso, cantores pop pedem à plateia para os acompanhar no refrão de algumas músicas e, para ir um pouco mais longe, o público de shows de música punk deve segurar os músicos que se atiram sobre a plateia. Com a música erudita ocorre o mesmo, mas os rituais da música de concerto podem parecer muito confusos.

O concertino e o maestro - Normalmente o líder dos violinos (concertino) espera até que a orquestra esteja posicionada para se dirigir à plataforma e receber aplausos. Uma nota de afinação soa e os músicos preparam os seus instrumentos. O público deve ficar em silêncio durante a afinação. De seguida, o maestro entra e recebe mais aplausos. Este cumprimenta o concertino, como representante de orquestra. Os músicos sentam-se e o maestro vira-se para a orquestra e a música começa. O maestro não se virará para o público até ao final da peça, que pode demorar de alguns minutos a mais de uma hora.

Quando aplaudir - A música poderá começar e parar algumas vezes. São os intervalos entre os movimentos, apontados nos programas de qualquer peça erudita. Mas somente quando a peça inteira se finda e o maestro baixa os seus braços e se vira para a plateia é que se deve aplaudir. Nunca entre intervalos dos movimentos. O maestro, então, deixa o palco e retorna ao palco repetidas vezes, enquanto os aplausos persistirem. Normalmente, o regente pedirá que alguns músicos ou toda a orquestra se levante para dividir os aplausos.

O solista e os intervalos - Após todo este entra-e-sai, aplausos e agradecimentos, o maestro acaba fora do palco enquanto a orquestra se prepara para a próxima peça. Estantes de música e músicos são adicionados ou retirados do palco. Eventualmente, quando todos estão prontos, o maestro volta ao palco para dirigir a próxima peça. Se houver um solista, este dirigir-se-á para a frente do palco com o maestro e normalmente é o centro da atenção.


fonte: Fantasia Musical

segunda-feira, 18 de março de 2013

Camerata Essência recebe Maestro Arley França

Nesta sexta-feira, dia 15 a Camerata Essência fez uma breve apresentação realizada na Fortaleza de São José, com a participação especial do Maestro Arley França, que veio de Fortaleza-ce trazendo para orquestra experiências adquiridas durante sua vivência musical, um pouco de história, sonhos e suas técnicas especiais.
Além disso o Maestro que vêm sempre nos trazer novidades, desta vez veio para mediar a visita do chefe de departamento Cultural da Embaixada Brasileira na Noruega e também Maestro Marcos Loreto, que fará presença para acompanhar e reger a Orquestra Camerata Essência ainda esse semestre. O evento será iniciado as 19 horas no Museu Sacaca no dia 12 de Abril.

Quem compareceu ao evento foi o querido Secretário de Cultura, Zé Miguel que chegou pedindo bis ao canto de Kassya Karoline e a tocata de Libertango.

quinta-feira, 7 de março de 2013

PROGRAMA ESSÊNCIA NO AR, NA RÁDIO UNIVERSITÁRIA 96,9 FM

Hoje conversamos com o Diretor Geral, Fernando Canto junto com o Supervisor técnico Fernando Soares sobre os preparativos para a grande estreia do programa da Radio Universitária, Essência no Ar, ao vivo todos os domingos de 10 as 11hrs da manhã. O programa Essência no Ar visa transmitir ao ouvinte novidades culturais com músicas de orquestras e bandas, corais, informações sobre projetos sociais em resgate de crianças e adolescentes no Estado do Amapá.


Agora os apreciadores da música erudita poderão escutar o programa Essência no Ar para saber mais sobre nosso trabalho e o mais importante, abranger mais a cultura erúdita que ainda é muito carente no estado. Ao decorrer deste programa haverá também entrevistas com convidados especiais. 

Fiquem ligados ao novo programa da Rádio Universitária 96,6 FM.


 

domingo, 3 de março de 2013

CONCERTO DA CAMERATA ESSÊNCIA EM HOMENAGEM AS MULHERES

Na noite de sexta- feira, no dia 1º de Março a Associação Educacional e Cultural Essência – AECE junto com a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude - Sejuv apresentou o Concerto da Camerata Essência em homenagem as Mulheres. 

Com diversas surpresas a noite foi concedida com canto lírico, a musica Mio Babbino Caro, cantada por Kassya Caroline, dona de uma maravilhosa voz e uma apresentação excepcional de tango com Rogério Fernandes e Tatiane Negrão da Cia Dança de Salão Passo a Passso.

Nesse incrível momento de integração do Sistema de Bandas e Orquestras do Estado do Amapá, recebemos a ilustre presença das mulheres que estão a frente e representam o Estado, mulheres   guerreiras que trabalham em prol do desenvolvimento educacional e cultural, como a 1ª Dama do Estado e Secretária de Inclusão e Mobilização Social, nesta ocasião representando o Governador Camilo Capiberibe, nossa querida Claudia Camargo Capiberibe, que foi homenageada pela sua honraria de apoiar o trabalho da Associação, Deputada Cristina Almeida que foi parabenizada por nos ajudar nesse desenvolvimento educacional e cultural no Estado do Amapá, e também a Ilustre Secretária de Educação Elda Gomes Araújo que sempre está presente aos concertos da Camerata Essência.

Foto: Claudia Camargo Capiberibe, 1a Dama do Estado do Amapá
Foto: Cristina Almeida, Deputada do Estado do Amapá
Foto: Elda Gomes, Secretária de Educação
Quem também se fez presente ao concerto desta singela homenagem as mulheres, foi o Secretário de Juventude Alex Nazaré Nazaré, Yuri representando Prefeito Clécio Luis, o Gerente de Projetos da Secretaria De Cultura Secult-ap Raimundo Borges e o Vereador Washigton.
 
A Associação Educacional e Cultural Essência agradece a todos que compareceram ao concerto, pois é com a ajuda e apoio de todos que prestigiam o nosso trabalho que continuamos acreditando que somos capazes de ir além e conquistar um espaço em cada Município do nosso estado, levando cultura e educação através da musica erudita.